Buscar aqui...

terça-feira, 24 de abril de 2012

O que move a vida

Mudança é uma das minhas palavras favoritas e, quem sabe, um dos principais motivos que me levam a escrever. Pensar no efeito desta palavra me deixa intrigada.... Mudar está diretamente ligado a movimento. E o que seria da vida sem movimento?

Acostumados com a rotina nem percebemos as pequenas mudanças que acontecem diariamente. São mudanças que sozinhas parecem insignificantes, mas que quando acontecem juntas ou repetidas vezes se transformam em grandes mudanças. Mudanças de pensamentos se tornam mudanças de comportamento, que se transformam em mudança de rotina, mudança de vida. São pequenas mudanças formando outras, grandes e (aparentemente) repentinas, que por sua vez, trazem consigo a necessidade de novas mudanças e a vontade de mudar mais e mais, e de fazer diferente, sair do comum, de ser um novo alguém, que se encaixe nesta nova vida.

Assim, nenhuma mudança é dispensável, nenhuma mudança é por acaso, e nenhuma é, também, ruim. Mudanças podem ser no máximo um pouco difíceis, mas são necessárias, para nos fazer acordar, perceber a realidade, enxergar o que estava na nossa frente, descobrir o que faltava. E são geralmente essas mudanças (as "ruins") as quais nos dão ainda mais vontade de mudar. 

São estes choques bruscos que, depois de passado o susto, despertam em nós um tipo de energia especial que não descobriríamos que estava dentro de nós sem eles. Perder alguém querido, passar por uma doença, ser demitido, terminar um relacionamento, sofrer um acidente, mudar-se de cidade a força, dentre tantos outros acontecimentos de perdas (grandes ou pequenas) de uma lista imensa que "magicamente" se transformam em ganhos, dentre os quais o principal é a evolução para uma nova pessoa, mais forte e mais madura, mas segura de si, com mais confiança e mais motivos para seguir em frente.

E este movimento é contagioso. A vontade de ser melhor e fazer o novo é o que move o mundo, das mais agitadas vidas às mais pacatas. E é por isso que as mudanças acontecem e é por isso também que eu as considero tão maravilhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário